Pierpaolo Cruz Bottini

Pierpaolo Cruz Bottini é Professor-doutor do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da USP e coordena o curso de direito penal do Instituto de Direito Público (Brasília – DF). Cursou mestrado e doutorado na mesma Universidade. É diretor de direito penal econômico do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, diretor da Associação Internacional de Direito Penal - seção brasileira, membro da Comissão Julgadora do Prêmio Innovare.

Esteve à frente da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (2005-2007) e do Departamento de Modernização Judiciária do mesmo órgão (2003-2005). Foi membro efetivo do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária e consultor da Fundação Ford em projeto para aprimoramento do sistema judicial brasileiro.

Autor de livros na área de direito penal como “Lavagem de Dinheiro”; (com Gustavo Henrique Badaró, São Paulo, RT, 2012), “Crimes de perigo abstrato e princípio da precaução na sociedade de risco”; (2ª edição, São Paulo, RT, 2008) e coordenou as obras “Reforma do Judiciário” (com Sérgio Renault), “Direito Penal Contemporâneo” (com Gilmar Mendes e Eugênio Pacelli); e a “Nova execução de títulos judiciais”. É autor de artigos e publicações em revistas especializadas na área de direito penal.